Vamos às compras?

Estamos perto do Natal e normalmente nesta altura é tempo de irmos às compras. Ou então podemos pedir a alguém que vá por nós 😉

Ser locutor é também nos dias que correm trabalhar do seu próprio estúdio em casa ou Home Studio universalmente conhecido.

Temos, portanto, vários tipos de presentes que se podem comprar, ou pedir que nos comprem ou ainda comprarmos nós próprios e oferecer-mo-nos, porque é Natal.

Vamos fazer uma lista?

Um Computador – Essencial para receber os e-mails dos seus novos clientes enviar as suas comunicações, fazer prospecção de mercado, tudo isto e mais alguma coisa, mas mais importante que tudo :  gravar a sua voz.

Hardware – Deve ter um bom processador, memória Ram não menos de 16Gigas, uma boa placa gráfica, e um bom disco rígido com bastante espaço. Acredite às vezes é difícil encontrar um bom computador que tenha tudo isto, mas o investimento vale a pena, ou então fazes como eu já fiz. Arranja uma daquelas pessoas inteligentes “que montam computadores” e eles fazem-lhe um à sua medida. 😊

Software- Além do normal que os computadores PC ou Mac trazem, vai ter de ter um programa de gravação. A boa noticia é que há um muito utilizado por quase meio mundo que se chama Audacity. A má noticia é que os mais profissionais são caros, mas muito bons! Caso do Sound Forge e do Pro Tools. Mas há outros: Logic Pod, Adobe Edition, Garage Band, wavepad ou vídeopad caso queiram incorporar vídeos ou dar voz a um vídeo.

Microfone- O seu melhor amigo! Mas também pode ser o seu pior inimigo. Se não tiver um bom microfone, a captação da sua voz (que é o mais importante) pode pô-lo de parte em qualquer trabalho que apareça. Compre um microfone de preferência dinâmico, o mais indicado para trabalhos tanto de voz falada como de voz cantada, que seja totalmente compatível com todos os aplicativos de gravação convencionais em computadores com Windows e Mac OS, bem como com o iPad da Apple, mas sempre, e esta é a regra de ouro: que tenho uma boa captação. O microfone no meu caso foi uma das mais caras aquisições que fiz.

Pop Filter- Porque a nossa língua portuguesa tem muitas sibilantes (os Esses os Chês etc.) e muitas vezes até pela anatomia das arcadas dentárias. E também pelo facto de um mau controle da saída do ar, as fricativas especialmente ficam muito audíveis e a locução fica “ruidosa”. Esta “tela” vai ajudar a difundir estes sons.

Shock Mount – Suspende o microfone e ajuda a reduzir as vibrações e ruídos indesejados.

Tratamento Acústico- Para gravar tem de ser num ambiente onde só se ouça a sua voz. Há quem grave dentro do guarda vestidos (é verdade) ou com uma manta por cima (também é verdade) e outros malabarismos que funcionam, mas nada como ter o melhor para fazer o melhor. Eu aconselho o Studio Bricks (um grande investimento monetário) ou menos dispendioso um escudo Vocal (Vocal Reflection Shield). E este até já traz alguns dos materiais que precisa incorporados na compra.

Headphones- Os auscultadores são muito importantes quando gravamos o nosso trabalho, não só pelo retorno da nossa voz (pois o microfone vai dar-nos todas a imperfeições da mesma, um clique, um barulho com os lábios, uma secreção nas codas vocais etc..) como igualmente pelo retorno da banda original do trabalho que estamos a gravar. Os melhores auscultadores são aqueles em que a parte de trás dos mesmo é sólida, e isto vai impedir o vazamento de som. É muito importante que isto não aconteça.

Cursos de Formação-Se não se tem experiência (ou até mesmo aqueles que já têm) é importante estarmos sempre a par do mundo actual e da novidade do mercado. Tudo muda, especialmente nos dias que correm e com uma rapidez incrível!

Na Formação que damos nesta área, não há uma que seja igual. Há sempre novas informações, novas notícias, novos objectivos, por exemplo. Claro que posso falar das nossas formações, mas para isso você está no sítio certo https://teresasilva.com.pt/formacao/   é só consultar. Fique à vontade. 😊

Como sempre digo, é importante termos por onde escolher, e aprender sempre de várias fontes. Por isso mesmo, nas minhas formações e aos meus formandos indico algumas formações, quer sejam a nível da Locução e/ou Dobragem, quer seja ao nível da Voz e do Corpo ou outros importantes, quer a nível Nacional quer a nível Internacional.

E então? Vamos às compras?

BOAS LOCUÇÕES!

Teresa Silva

Don`t copy text!