Não, não estamos a contratar.
Mas já reparou que todos os dias é acompanhado de uma voz em off. Seja na máquina de café, na rádio, na televisão, no aeroporto, nos elevadores, nas bombas de gasolina, nos atendedores de chamadas, ou até mesmo nos museus, há sempre uma voz que o acompanha.
Creio que cada vez mais vai começar a ouvir vozes por aí (salvo seja!). E não, não estou a falar de uma doença psiquiátrica.
O Mundo dos Audiolivros todos os anos têm-nos dados números onde podemos afirmar que a voz humana ainda é aquela que vale a pena ouvir.
O futuro está no on line, e cada vez mais precisamos que nos orientem. É verdade. Muitas vezes a voz off é quem nos orienta, nos ensina, nos acalma. A voz off.
E a Voz Humana é mais bonita que uma voz sintética! Sim várias companhias estão a fazer o possível para que assim não seja e estão a clonar as nossas vozes, mas a voz humana tem a beleza da hesitação, da emoção do erro. Não fosse ela humana!
Nas minhas últimas férias fiz uma lista dos sítios pelos quais passei, e onde havia uma voz off. Umas melhores, outras piores, verdade, mas essa é outra questão que prometo um dia aqui abordar.
Fiquei feliz, e ao contrário do que muitos apelam, o mundo da locução cada vez mais precisa de vozes. E cada vez mais irá precisar! E das humanas sim.
Parece um mundo fácil o da locução e Dobragem, e muitos pensam que é só chegar ali diante do microfone e abrir a boca. Mas não é.
Claro que há lobbys, claro que há conhecimentos, onde entra a minha voz e não a tua, claro, claro…deixem lá os claros de parte.
Mas deixem as desculpas de parte, e se na realidade querem ser aquela voz off que os conduz desde a praça do comércio até ao largo da princesa no metro de superfície, então lutem por isso!
Trabalhem.
Invistam em formação, (cá dentro, lá fora ) sejam curiosos, inquisidores, tenham os pés no chão e acima de tudo não deixem que destruam os vossos sonhos. Pois como costumo dizer, quem quer chega! Leve o tempo que levar.
E já agora, GRATA às vozes (nacionais e estrangeiras) que me acompanharam nas férias. Vozes off claro!
Boas locuções!
P.S: A não esquecer: não estamos a contratar! Mas o mundo precisa de locutores e Dobradores!
Teresa Silva