Muitas pessoas nas minhas formações ou nos emails que me enviam, perguntam-me quanto tempo demora a ser um bom profissional.

Um locutor, antes de mais, pode considerar-se um atleta de alta competição. Logo terá de treinar todos os dias. Um locutor faz-se, com muito treino, muito trabalho, muita dedicação, estudo, resiliência, e acima de tudo com muito amor ao que se faz. Tem de se gostar mesmo!

Temos de potenciar todas as competências socioculturais da nossa identidade (ou não trabalhássemos nós com a voz), e tirar proveito da nossa criatividade, das nossas experiências e de tudo aquilo que nos rodeia. A vida tal como a locução é uma aprendizagem contínua.

O futuro de um locutor, dependerá do que fizer agora, ou seja: no início da sua formação como profissional do microfone. O que está disposto a fazer agora para ter sucesso lá mais à frente?

Não será certamente com um ou dois cursos que se faz um locutor.

Nesta área pode-se fazer vários tipos de formação ou reciclagem da mesma. Está-se sempre a aprender. E atenção; UM PROFISSIONAL NUNCA TERMINA A SUA FORMAÇÃO!

No meu caso, por exemplo, todos os anos faço reciclagem, e já ando nisto há quase três décadas. E garanto que estou sempre a aprender, e muitas vezes com os meus alunos.

Portanto, para responder a esta pergunta, um locutor leva tempo a fazer-se, sim. Mas o tempo que demorará, depende muito de si mesmo. Pode levar 1, 2, 3 anos, tudo depende do tempo que der a essa mesma aprendizagem, do jeito, da vocação, do querer.

Boas locuções!

Teresa Silva

Don`t copy text!