São apenas 5, os motivos que hoje apresento que fazem a diferença na escuta de um áudio livro, mas podem ser muitos mais!

Descubra por si próprio!

  • Um áudio livro pode ser escutado como se escuta a rádio por exemplo. Eu apliquei o verbo escutar, e não ouvir. Porquê? Porque nós escutamos o que realmente nos interessa. Ouvir, é um verbo que se aplica a quem não tem problemas auditivos, ou seja, é-lhe inato ouvir. Escutar é para quem quer, para quem tem interesse neste ou noutro assunto.

E um áudio livro escuta-se. É bem verdade que há vários factores para podermos escutar ao que chamamos de um 5 BOM áudio livro. Às vezes, por exemplo o locutor, ou a banda sonora, não ajudam, mas claro, tudo depende do seu centro de interesses. Hoje em dia no seu telefone, IPad ou computador, através do Bluetooth ou não, você pode fazer qualquer tarefa enquanto escuta um áudio livro.

  • Há tantos livros na nossa lista e o tempo corre, corre, corre.

O áudio livro dá-lhe esse tempo. Enquanto vai ao ginásio por exemplo, pode ouvir o seu áudio livro, enquanto conduz, enquanto vai nos transportes públicos, enquanto anda às compras, enquanto relaxa no sofá depois de um dia de trabalho. É uma tarefa que não impede de fazer muitas outras. Não todas claro! Há algumas que convém estar muito concentrado no que se está a fazer 😊

  • Tal como os livros, os audio livros são grandes companheiros de viagem, mas estes não pesam tanto! São fáceis de por em qualquer suporte de reprodução, tais como; num Telefone, ou Ipad por exemplo, e com uns fones ali estamos embrenhados por exemplo num belo romance enquanto viajamos de Lisboa para Londres ( Uma das capitais dos áudio livros no mundo)
  • Aprender uma língua através de um áudio livro já se tornou uma prática de quem quer conhecer novos povos e países, e por isso mesmo falar uma outra língua. Aprender uma língua ouvindo áudio livros vai igualmente melhorar a sua capacidade auditiva, e aprender o discurso e as expressões naturais dos falantes nativos de outras línguas. Está provado cientificamente que escutar um áudio livro melhora o sotaque e a fluência de um idioma.
  • Fazem parte de uma palavra que adoro; INCLUSÃO. Para quem não sabe ler, jovens ou mais velhos, para quem tem problemas de visão por exemplo, terá com os audio livros livros, uma forma de poder ter acesso as histórias formidáveis, e a outros mundos fantásticos!

E não. Os áudio livros na minha modéstia opinião não estão a tirar o mercado aos livros físicos. São apenas um complemento para a vida corrida do dia a dia. Porque sabe sempre bem, tirar uma hora por semana e desfolhar um livro 😊

Portugal no mercado dos áudio livros está sem expressão. As prateleiras muito vazias, não dão esperança a quem já os ouve noutras línguas, e os pessimistas do mercado não “inventam” as soluções para o problema de editar áudio livros no mercado português. Mas elas existem! E vejo á frente este mercado mexer-se.

Até porque o vizinho do lado só este ano aumentou 33% de títulos disponíveis o seu mercado em relação aos últimos anos, um aumento de 4000 títulos em relação aos 1000 que havia editado nos últimos anos, segundo um estudo efectuado pela Dosdoce, e Ebookwire que pode consultar aqui.

Mas como pode verificar neste informe, Portugal está fora do baralho!

Mas acredito, que vá ser ainda uma das cartas importantes do mesmo, nem que seja em defesa da língua materna e como forma de Inclusão.

Boas audições, e já agora, locuções!

 

Teresa Silva

Don`t copy text!